Saraiva

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Estudar para concurso ou advogar?

Eis o meu grande dilema. E de muitos que estão na graduação ou até os que já terminaram-na. Vou prestar concurso ou enveredar pelos caminhos da advocacia?

Difícil questão. Claro que isto não é absoluto. Muitos colegas já entraram no curso decididos (por influência familiar ou opção pessoal mesmo). Outros decidem-se logo no início. Contudo, uma boa parte ainda não resolveu. E eu estou neste rol.
E essa dicotomia não para por aí. Quando o confuso estudante escolhe um caminho ele ainda depara-se com quais ramos seguir nessas duas ramificações. Se escolhe ser concurseiro, opta por um cargo (Promotor, Juiz, Defensor, etc). Muitos fazem para qualquer cargo, o que querem é passar!
E quando se escolhe advogar? Daí vem a sugestão de especializar-se. Algo extremamente aceitável, pois o sujeito que de tudo entende, não é bom em nada! Temos que conhecer o direito como um todo, um ser orgânico, dividido em partes somente para fins didáticos e organizacionais. Entretanto, temos que nos dedicar a determinado ramo para podermos aprofundar nossos estudos e buscar ser uma referência em determinado assunto/área.
Alguns alunos se apaixonam quase que à primeira vista por certas matérias. Isso torna o caminho mais fácil. Por exemplo:
O Direito Penal é bastante “digerido” pelos alunos. Uma professora do segundo período já dizia que queríamos ver sangue, brigas, assassinatos. Que queríamos logo montar um júri. Tício e Mévio. Grandes atores!
Outros identificam-se pela Constituição e querem ser estudiosos da Lei Mãe. De certa forma essa paixão por algumas matérias facilita algumas escolhas. Mas não é via única. Por vezes, a paixão desenfreada por algumas matérias nos fazem menosprezar outras matérias tão importantes quanto. Isto categoricamente é prejudicial à formação acadêmica. O aprendiz que ama Penal não deve de sobremaneira esquecer o Direito Tributário. Não precisa ser nenhum “expert” em matéria tributária. Mas alguns não conseguem definir fato gerador. Preocupante.
Por fim, existe uma passagem em Colossenses 3:23 que pode finalizar este post com a devida clareza:
“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, ...”

21 comentários:

  1. Às vezes, cara, tenho também esse sentimento de incerteza quando alguém me pergunta o que quero com a formação em direito. Aí aparece aquela resposta manjada: "Ainda não decidi!"
    Vejo que muita gente tem razão quando diz que "quem não sabe onde quer chegar não chega a lugar nenhum", e mesmo sabendo disso, eu teimo em me encontrar nesse dilema, me prejudicando até mesmo nos meus estudos e incorrendo no inverso do versículo que você citou. Tenho que melhorar (ou decidir)...

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Eu não curso Direito e nem penso um dia cursar, mas também tenho essa dúvida sempre que penso no destino de alguns amigos da profissão. Tú eu tenho certeza que vai se dar bem na opção que fizer mas bem que queria te ver delegado federal.

    ResponderExcluir
  3. Termino o curso no final desse ano e já me decidi, vou estudar pra concurso. Não descarto a possibilidade de advogar, pois alguns concurso exigem uma experiência mínima, mas não penso em investir em um escrtório e ficar esperando os clientes aparecerem. Além da experiência exigida em concursos, a advocacia serve também como aprendizado, porém como fonte de renda, para o iniciante, talvez não seja interessante. Quero te parabenizar pela iniciativa, gostei do blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Impressionante, pensei que somente eu tinha essa duvida, porque a maioria dos meu colegas de faculdade já decidiram, seus caminhos, uns na carreira publica, outros na advocacia.
    Mas e eu, o que fazer, a advocacia é um ramo onde o ganho mensal, é ilimitado, já a carreira publica, lhe da estabilidade, prestigio, status, porém é aquele salário, e mais nada, ao menos se vc exercer o magistério.
    Enfim qual carreira seguir, espero em torno de dez anos para conseguir lucrar com a advocacia, e invisto tudo no meu escritório, para dar assessoria jurídica e psicológica aos meus clientes "meus empregadores", ou vou estudar mais uns três quatro anos, fazer uma pós graduação e, prestar um concurso?
    E ai?
    Qual carreira publica, juiz, procurador, promotor, delegado de policia civil, federal, procurador do Inss, fiscal da receita, tantos são os concursos para o estudante de direito, tenho muito desejo de ser delegado federal, é meu sonho, mas não dispenso de forma alguma a magistratura, nem o MP, ambos estaduais.
    Sei lá colegas vou orar à Deus, e ele iluminará meus caminhos, e me encaminhará na melhor opção.
    Desde já parabeniso pelo blog, e digo que essa decisão realmente não é fácil, a final, é nosso futuro, nossa carreira, vamos a luta.
    Ma para finalizar digo, que a carreira publica lhe algo que cada dia vai ficar mais dificil de adquirir, que é nada mais nada menos, que a querida estabilidade, que seja vinte mil por mês de um juiz porém gastar vinte mil em prestações, todo mês será difícil hem, porém o trabalho de um juiz é árduo, cada carreira tem seus pós, e seus contra, temos que fazer aquilo que nos sentimos bem, porque o importante é ter saúde, kkkk.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o Blog. E ai como está sua vida?
    Marcela

    ResponderExcluir
  6. Seu posto define minha situação,
    me formei ano passado, estou trabalhando e estudando para OAB, adoro a área trabalhista e imobiliária do Direito, mas gosto muito também da criminal.
    Não sei definir se quero Advogar e "não ter limites financeiros", ou ter uma vida estável com um bom concurso.
    Atualmente trabalho com consultoria jurídica imobiliária, mas não tenho certeza do que quero.
    Sempre tive 2 sonhos ao mesmo tempo (estranho né? rs). Ser Delegado e trabalhar diretamente com o Direito Criminal, e ser um Grande Advogado Trabalhista com uma boa pós na área, foi muito ler os pósts desse blog, achei que só eu tivesse essas dúvidas.

    Força para os colegas, vamos em busca de nossos objetivos (mesmo não sabendo quais são aos certo.)

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria deu atuar na area criminal, mais tenho medo de investir para o trabalho, esquecer dos estudos e passar batido em concursos.
    Gostaria de saber como administrar essas duas coisas, se alguem ja teve alguma experiencia.
    Gostaria tambem de saber se a renda para um advogado criminalista iniciando agora.
    Obrigado pela atençao.

    ResponderExcluir
  8. Sou servidor publico há 7 anos. Trabalho no tribunal do meu Estado e a remuneração não agrada (porém consigo pagar as contas). Estudo para outros concursos, mas estou muito cansado dessa vida, sem passar em nada melhor. Por essa razao, fico o tempo todo pensando se nao seria melhor sair e advogar, aprender mais sobre o Direito, ter contato social, ter a possibilidade de ganhar muito mais e acumular uma poupança melhor.

    ResponderExcluir
  9. Humberto, se você tiver condições financeiras para iniciar uma carreira na advocacia, acredito que se realizará profissionalmente. Mas lembre-se que o dinheiro - apesar de possibilitar entrar mais que qualquer carreira pública - o início não é fácil.
    Então, se tiver estrutura para aguentar um período sem receita, vá em frente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Caras colegas, eu aqui vagando pelo google e acabei encontrando este blog (parabéns ao ilustre colega que teve a iniciativa do blog). Eis o meu dilema: Me formei ano passado, sempre estudando sonhando com a carreira de Del. Federal, alguns colegas de sala de aula inclusive passaram para CFO da PM de goiás (que não é nenhum tanto pior do que ser um Del. de Polícia Civil-GO), agora estou aqui, aguardando concursos, com minha OAB já em mãos. Já tenho dúvidas quanto aos dois caminhos, se me mantenho focado para concurso ou advocacia. A última opção, às vezes, me parece muito interessante, pois, nela eu me sinto útil precocemente, estudar para concurso, aos 24 anos de idade, me faz sentir, às vezes, inútil, ainda sem nenhuma certeza de que dará certo. Na faculdade a paixão pelo cargo de Delegado Federal me fez transpor todas as barreiras, agora, descobri que o que se busca, ao final, é a felicidade; contudo, já não sei mais o que me completa, o que faz sentir útil perante essa nossa sociedade. Labutar e me tornar um advogado responsável e digno ou continuar a labutar pelo cargo público. Ainda irei descobrir o que me faz mais feliz!!

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu ao contrário de todos,desde o início do curso quis advogar, e ainda mais, ser advogada previdenciária.Hoje faço o seguinte, estudo para os concursos do INSS, e tenho garra, almejo, e grito vou passar!Estou no 5ºperíodo, começo meu estágio agora no setor jurídico do porto de maceió,mais focada nos concursos do inss.Quando terminar minha graduação, me especializo de imediato,em direito previdenciário, e se Deus permitir, daqui pra lá já estarei fixa em serviço público da previdencia, e subindo degraus chegando também a advogar para tal orgão.No final, estarei concursada, realizando meu sonho de me formar em direito, e contudo advogando também.Tenho metas acho que isso é muito importante! Abraços.Luara Melo.Maceió AL.

    ResponderExcluir
  12. Eu me formei em 2009, tirei a carteira da oab e iniciei meus estudos pra concursos... meu objetivo principal nunca foi advogar, sempre quis carreira pública, mas agora com 26 anos e sem ter passado em concurso nenhum estou vendo o tempo passar e nada acontecer. Não tenho experiência suficiente para advogar nem se eu quisesse. E agora estou pensando em mudar de ramo. Concurso não está dando mais pra mim, estudo, me classifico mas não passo, o tempo passa e eu fico estagnada sem sair do lugar. Estou sem rumo no momento e muito decepcionada por ainda não ter passado. Passei por vários "muros" mas esse está sendo o pior e acho q vou desistir e ver o que eu consigo agora, formada a quase 3 anos e sem experiência. Vamos ver o que Deus tem guardado pra mim e o que eu consigo alcançar né.
    Adorei a ideia do blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha situação é a mesma da colega acima, durante minha graduação preferir concurso à advocacia, todavia, sempre "batendo na trave", apenas se classificava e nunca fui chamado...agora sem dinheiro para fazer cursinhos nem comprar livros, apostilas etc, vou ter que advogar,se não vou morrer de fome, mesmo sabendo que no inicio "é osso"....

      Excluir
    2. Para quem está com a oab em mãos e querem advogar, vou dar uns pequenos conselhos: 1º Façam um blog (gratuito) para divulgar seu trabalho; 2º No começo não precisa montar escritório, você pode trabalhar em casa, aí é só atender seus clientes na casa deles ou marcar no fórum (sala dos advogados) e diga que vc estava em audiência e por isso marcou lá; 3º baixe programas de gestão de processos (gratuito) para gerenciar o seu "escritório"; 4º Cadastre-se na defensoria para atuar como defensor, você vai conhecer muita gente (futuros clientes); 5º Faça cartões para "distribuir" a seus futuros clientes; 6º Nos primeiros processos cobre apenas no final da ação, isso atrai muitos clientes; 7º compareça, sempre que puder, aos eventos da oab para ser visto e criar uma rede de contatos; 7º procure dar aulas em faculdades ou cursinhos, dessa forma vc ficará mais conhecido; 8º Escreva artigos e publique em sites de conteúdo jurídico; 9º No começo tente pegar causas previdenciárias, inventarios e trabalhistas e 10º Não desanime com a concorrência, existem muitos escritórios de advocacia, mas de 10 advogados, 8 são despreparados e se vc trabalhar honestamente conseguirá clientes fiéis.

      Abraços!

      Excluir
    3. Uma coisa é certa. Começou a advogar, pode ser autônomo ou empregado, dificilmente passarás em concurso, pois esse exige dedicação integral. E ser profissional liberal, hoje, tá uma exploração, não vale a pena . Tomem cuidado com a profissão.Além disso, ficar só estudando, sem receita, é pra quem tem suporte. É a triste realidade.

      Excluir
    4. Também estou na mesma situação só que pior. No último ano da faculdade descobri dois cistos no cérebro e comecei um tratamento neurológico que me impossibilitou de estudar para a oab, pois o medicamento dopa. Me formei em 2007 e até hoje não tenho a carteira. Estou fazendo terapia para me tirar da depressão e complexo de inferioridade. Não passei em concurso nem para nível médio pois zero na matemática. A idade chegou, e com ela o peso na consciência de estar dentro de casa dependendo da minha mãe. Este ano termino o tratamento e vou começar a estudar para a oab. Sei que está difícil, pois tenho amigos que não estão conseguindo pagar nem a secretária! Mas vou à luta. DEUS que nos abençoe nas nossas escolhas. Gostei do blog!

      Excluir
  13. Sou servidor publico estadual há sete anos (nivel medio) quando passei no concurso em 2004. Continuo estudando, mas ando muito desmotivado, pois nao tenho alcancado êxito em nenhum outro concurso. Fiz vários e nao passei sequer na primeira fase. Será que estou me cobrando demais? Fico pensando se nao seria melhor advogar, pois aprenderia mais, estaria mais em contato com o Direito. Hoje minha função é meramente administrativa. Nao tenho qualquer contato com o Direito. Assim, sinto-me desatualizado. Por mais que tenha as benesses de serviço publico como: trabalho 6h diarias, tenho ferias, 13o, licenca-premio de 90 dias a cada 5 anos, recesso de fim de ano..o salario nao é bom...e outra, aqui a gente fica preso, pois batemos ponto...Na advocacia se conhece mais gente, faz mais amizades, tem a chance de crescer muito....Enfim, essa minha grande angustia...

    ResponderExcluir
  14. Estou no 6º período do curso de Direito e já trabalhei no JEC e atualmente trabalho no período da manhã num escritório de advocacia e a tarde no gabinete da juíza da 2ªVC. Até então, estava na dúvida se queria realmente advogar ou prestar concurso e hoje tenho certeza absoluta de que vou advogar na área cível, precisamente vou me especializar em direito da família e contratos, mesmo que seja penado os primeiros anos em relação ao dinheiro, vou advogar, pois não há dinheiro no mundo que pague sua autonomia, você conquistar o seu escritório, ser o dono de si mesmo, construir sua carreira e ser acima de tudo reconhecido pelo seus próprios esforços. Percebi durante o tempo que estou trabalho no fórum que a estabilidade para quem cursa e passa é imediata, porém, sempre será subordinado a alguém e mesmo que você ganhe relativamente bem, ficará limitado àquilo que o cargo lhe proporciona (sem falar do "puxa saquismo" de juízes e superiores que vem de brinde). Porém na advocacia, outros empreendimentos poderão ser cumulados com a atividade e você administrará o seu próprio empreendimento conciliando com a advocacia. Na verdade não existe emprego ou atividade de ouro, todos têm lado bom e ruim. Quem faz seu caminho é você, como muita fé em Deus e perseverança você chegará lá, e o dinheiro vem como consequência, o fruto de seu trabalho. Foco é a palavra chave :)

    ResponderExcluir
  15. Tenho 3 anos de formado e completarei 26 anos. Entrei num escritório e comecei a advogar, porém, com pouquíssimo tempo, resolvi sair de lá e me dedicar ao que sempre foi meu sonho: ser servidor público. Estou estudando há 2 anos da forma que considero mais eficaz e que vem me dando alguns resultados promissores, embora não tenha sido nomeado até o momento, em que pese as expectativas objetivas/razoáveiz de sê-lo. Estou muito agoniado. Preciso trabalhar, ganhar dinheiro e sentir-me útil. Saí do escritório porque sempre vislumbrei as benesses de ser estatutário (exemplos na família, etc), só que ando com muito medo de não ser nomeado (a idade pesa sobre mim) e ter de voltar (tentar voltar) ao escritório do qual saí, se é que estarão de portas abertas, em que pese a "dona" ter dito que estaria de portas abertas. Deus nos abençoe, porque precisamos não só das nomeações (ou advogar X-( ), mas também de sua benção para, após sermos de nível ou superior, conseguirmos algo melhor depois.... é muita coisa pra falar... Abençoe-nos meu Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Razoáveis*** erro de digitação! Muita pressão de amigos, família e namorada e de mim mesmo. Vergonha.

      Excluir
  16. O curso de Direito é muito complicado, passei na OAB antes de me formar, mas mesmo assim é difícil, pois é necessário ter muito dinheiro guardado para manter um escritório. Já faz 3 anos que me formei e até agora nada. Estudei para alguns concursos e não consegui uma boa colocação pra ser nomeada. Abri um escritório e tive que fechar por falta de dinheiro para pagar o aluguel. Agora nem sei mais o que fazer, porque só estudar pra concurso e ficar sem ganhar dinheiro por anos, é pra quem tem condições financeiras...

    ResponderExcluir